Opine sem medos ou negligencias

Espaço para suas ideias e pretensões

Manias blogueiras

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Modinha ecologica e meio ambiente

Achei este texto de bastante conteudo buscando dicas sobre uso de madeira de demolição para fazer meus bancos e mesas. Como sempre estive meio a margem das modinhas, tanto na musica como na na descontrução do espaço Cimples Ocio, repasso:

Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.
Por Claudia Cavani
A construção ou a reforma de uma casa sempre começa com o sonho de melhorar o ambiente em que se vive. Que tal adicionar a isso uma preocupação com a sustentabilidade, minimizando sua pegada ecológica e criando um ambiente que não agrida a saúde de sua família?
Assim, a tarefa de escolher os materiais que serão utilizados em construções e reformas, e que sejam sustentáveis, deve ser feita com atenção e muito cuidado. Afinal, produtos que se auto-declaram ecológicos tornaram-se “moda” no mercado e, infelizmente, nem sempre esta descrição é real. Materiais sustentáveis devem possuir custo-benefício similar ao de seus contratipos, isto é dos materiais de mesma aplicação, devem apresentar qualidade e durabilidade comprovada, e ser produzidos com responsabilidade social e ambiental considerando, para isto, toda a cadeia produtiva. De fato, a tarefa não é simples.
A maneira ideal seria poder avaliar todo o processo produtivo, desde a extração de matéria-prima, a manufatura e o descarte do produto após uso. Com estas avaliações feitas seria possível eleger o material que fosse produzido com menor impacto ambiental e social, que utilizasse a menor quantidade de energia em sua produção e que ainda pudesse ser reutilizado ou reciclado (sem perder os requisitos de desempenho).
A construção de uma residência, por exemplo, envolve a aquisição de inúmeros materiais construtivos e a cada escolha correta pode-se dizer que a sociedade ganha com isso. Hoje é muito comum ouvir dizer que ao se utilizar uma tinta, deve ser base água. Este conceito começa a ser difundido porque esses tipos de produtos podem conter componentes que emitem compostos orgânicos voláteis e que são prejudiciais à saúde humana. É correto pensar que uma tinta base água apresente realmente uma menor emissão de compostos orgânicos voláteis, se comparada às tintas base solvente. No entanto, é preciso ter consciência de que mesmo uma tinta base água pode apresentar emissão de compostos orgânicos voláteis acima de parâmetros aceitáveis; e assim, o mais indicado ao se escolher seria uma tinta sem solvente, que tivesse também a quantificação destes compostos comprovada e declarada. Estas mesmas considerações valem para adesivos, selantes, impermeabilizantes, silicones, vernizes, emulsões asfálticas.
As soluções para economia e racionalização do uso da água também são muito bem vindas. Torneiras com sensores e temporizadores, válvulas de descarga e de mictório com baixos volumes de descarga e ainda reguladores de vazão para chuveiros e torneiras são algumas destas soluções que representam redução de gastos e do consumo desnecessário dos recursos naturais. Lâmpadas mais eficientes contribuem para redução do consumo de energia, e como exemplo, podemos citar as que possuem o Selo Procel. Ainda, para a escolha de lâmpadas é necessário verificar os teores de mercúrio contidos na composição do produto; e então optar por aqueles que apresentem o menor teor deste metal.
Para outros materiais como pisos, concreto, porcelanatos; que a princípio não apresentam nenhum impedimento, é interessante optar por fabricantes que utilizem materiais reciclados para compor o produto (sem, é claro, perder a qualidade), e que tenham a extração de matérias-primas e manufatura do produto nas proximidades da obra, reduzindo assim os gastos com transporte. É válido também optar por materiais que possam ser reciclados no futuro. Diante da necessidade de lançar produtos cada vez mais corretos e sustentáveis, surgem a cada dia novas soluções. É importante, portanto, estar atento a estes produtos para checar as características de cada material e então conseguir optar pela melhor alternativa em oferta. Para colaborar nesta missão de escolher corretamente o que entrará ou não na sua casa, o
Grupo SustentaX,, vem submetendo a testes vários produtos para que possam ser atestados como sustentáveis e com qualidade garantida. No site www.selosustentax.com.br é possível conhecer detalhadamente os produtos atestados e verificar como contribuem na redução do impacto no meio ambiente e na melhoria da saúde e qualidade de vida da sua família.
Claudia Cavani, Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com mestrado na área de inflamabilidade de materiais poliméricos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, e responde pela área técnica de avaliação de materiais do Grupo SustentaX.