Opine sem medos ou negligencias

Espaço para suas ideias e pretensões

Manias blogueiras

terça-feira, 21 de julho de 2009

Aproveitamento de agua da chuva


Veja uma planta para uso da agua de chuva e uma varanda bonita. Clique na imagem para ler a materia.

Quiosques


Algumas boas ideias para areas de lazer/sossego.


fonte: revista Plantas, flores, jardins e decoração, n.o 77

Plantas e cuidados



Olha a materia da revista Jardins e decoração sobre dicas para cuidar das plantas com procedimentos e produtos naturais. Ckique na imagem para ler.
fonte: revista Plantas, flores, jardins&Decoração, nr. 77

domingo, 19 de julho de 2009

Estruturas de concreto e aço - uso. Cultural!?

GUSTAVO PENNA

foto (do site)Escola Guinard: bom exemplo de aplicação do aço na cultura brasileira, privilegiando espaços abertos e varandas


- Boa entrevista que analisa nossa cultura, clima, etc. Não deixe de ler!

Em entrevista concedida à Téchne, Penna aponta a necessidade de uma união dos vários agentes envolvidos com o uso de estruturas metálicas para fomentar produções arquitetônicas de maior criatividade e inventividade adequadas ao solo e modo de vida brasileiros.

Por que no Brasil não temos muitas obras que empregam estruturas metálicas? Falta de cultura ou de sistema tecnológico compatível?

A linguagem do concreto no Brasil foi inventada por gente como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, entre outros. São grandes criadores com o concreto. Qual é a estética brasileira do aço? Não existe. A estética brasileira do aço está para nascer porque o que nós ainda fazemos é a repetição de modelos importados versados para tecnologia tupiniquim.

E a solução para isso?
O que deveríamos fazer aqui é entender nosso clima, nossa gente, nossos valores estéticos e culturais e colocar isso em construção metálica. Como o brasileiro faria uma arquitetura com aço? São os grandes vãos? O retorno das varandas? A varanda é nosso lugar mais brasileiro, tropical e democrático. É o momento de pensar as várias ideias, e as várias correntes que estão aí sufocadas virem e aparecerem com suas propostas. Não é o momento de repetir os erros do passado.

Poderia citar arquitetos brasileiros que usam o aço com propriedade, fora o senhor e os arquitetos Siegbert Zanettini e João Walter Toscano, entre outros?
Eu não tenho dúvidas que existam vários arquitetos que lutam com as mesmas dificuldades que eu luto, mas não é uma questão de um indivíduo, é uma questão muito mais ampla, de cultura mesmo, é uma questão da sociedade que não pensa em arquitetura como solucionadora de problemas. Eu não sei se a arquitetura foi em algum momento colocada na história para fazer "boniteza" em vez de beleza, como algo supérfluo. No entanto, arquitetura é fundamental para que o homem viva em paz com o seu planeta, porque ela promete gentilezas e harmonias. Existem arquitetos jovens em Minas que fazem esse trabalho, mas como esses arquitetos ainda não têm um apoio substancial - a indústria do concreto dá esse apoio - existem muitos equívocos de fundamentos no uso das estruturas metálicas.

Que equívocos são esses?
São questões da linguagem arquitetônica. O aço não é para fazer um detalhe agressivo, ou de impacto, em um canto da esquadria, ou exibir uma cobertura de um grande vão. Quando uma obra é de aço, ela nasce de aço, ela não é alternativa ao concreto. A partir do primeiro croqui ela nasce de aço. O aço tem características próprias, ele trabalha melhor à tração, é mais esbelto, mas não me atrai essa arquitetura cheia de diagonais que à primeira vista o aço obriga a fazer. Todo mundo que eu conheço, no senso comum, faz estrutura metálica como uma coisa toda irrequieta, cheia de diagonais.

veja entrevista no seu todo no (fonte):
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/146/artigo139035-1.asp

Construções sutentaveis - o que é?

Achei um site interessante na busca de entender o que é construção sustentavel. Segue uma parte do que li por lá:

Habitações de baixo custo mais sustentáveis

Muito se tem falado ultimamente sobre sustentabilidade e construções sustentáveis. Mas o que seriam construções sustentáveis? Seriam aquelas que atendessem adequadamente às dimensões da sustentabilidade. Normalmente, tais dimensões são entendidas como aquelas associadas a questões econômicas, sociais e ambientais. Mais recentemente, como menciona a Agenda 21 para a Construção Sustentável, esse número de dimensões foi ampliado e passou a incluir aspectos culturais (identidade com a cultura ou anseios culturais de uma população), políticos (participação da população-alvo nas decisões que lhe dizem respeito), entre outros. Dentro desse quadro cabe assinalar que não existem (ou se existirem, são muito raras) construções sustentáveis. Elas constituem metas a serem buscadas, gradativamente. O que se pode almejar construir são, então, construções mais sustentáveis, em cuja materialização se tenta introduzir tais dimensões.

O Norie (Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação), um dos braços do PPGEC-UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que se dedica à área de construção, vem desenvolvendo pesquisas, desde o início desta década, que resultaram em propostas para conjuntos habitacionais e habitações voltadas a populações de baixa renda.
fonte:
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil

Bambu brasileiro - boa alternativa




Otimo site sobre bambu - não deixe de disseca-lo. Muito Bom. Segue um trecho.
Fonte:
Conteúdo desenvolvido:
Raphael Moras de Vasconcellos
Rio de Janeiro / BRASIL

1. Suas características estruturais tornam o bambu um material de excelente qualidade. Arquitetos e engenheiros de todo o mundo o utilizam para realizar criações únicas e modernas, com aspectos graciosos. Em países como a Índia e na China o bambu é muito utilizado como andaime, e se tornam gigantescos esqueletos à volta dos prédios modernos, em cidades como Hong Kong.
2. Na sua luta pela sobrevivência o homem buscou sair da floresta e das estepes onde estava para instalar-se em cavernas e grutas, onde o ambiente era mais controlado, sem intervenções da chuva, do vento e dos relâmpagos amedrontadores. Poderiam mais facilmente conter invasores e ter uma vida mais harmoniosa em sociedade. Com o tempo faltou espaço e os homens passaram a utilizar materiais da natureza para construir "cavernas" temporárias. Usavam o que encontravam; pedra, madeira, terra, areia, folhas, e certamente bambu. É tubular, longo e resistente. Flexível e fácil de manusear e transportar, é mais leve que a maioria dos outros materiais fortes.

fonte:
http://www.bambubrasileiro.com