Opine sem medos ou negligencias

Espaço para suas ideias e pretensões

Manias blogueiras

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tibá - um dos precursores











Revendo algumas bibliografias lembrei deste site - tem diversos cursos e um dos organizadores é um dos papas da construção alternativa. ecologicamente correta ou o termo que voce quiser para morar ou construir com coerencia. Tem inumeras ideias de bio-construção, Muito bom! Segue um pequeno trecho e o endereço:
"Toda arquitetura consiste em fazer uma cobertura e suas funções são iguais para qualquer ser humano. De um jeito ou de outro, o homem quer se proteger do sol, da chuva, do vento, dos outros animais – enfim, ele quer se sentir seguro dos elementos que podem causar desconforto. Uma casa é para se sentir bem, não interessa se é luxuosa ou se é de um simples material como o gelo, a essência é de nos cobrir e de proporcionar uma área para dormir, trabalhar, conviver, namorar - isso é o que esperamos de uma moradia, e esse é o trabalho do arquiteto: criar um espaço em harmonia."

Boas ideias reciclaveis e eco-sustentaveis


Recebi hoje, depois de uma longa novela (julho deste ano) o projeto estrutural de minha futura casa, que tem o objetivo de utilizar ao menos 70% de material de demolição ou reutilizaveis - tarefa dificil. O arquitetonico teve a condução da Camile e da Carolina, clientes do Cimples Ócio, hoje totalmente deformado. Portanto uma nova etapa em minha vida e a retomada da pesquisa para a construção (ou re-) de uma casa com uma concepção um pouco diferenciada do padrão curitibano de morar. Neste post estou indicando um site bem interessante que vale a visita pois contem inumeras ideias. Neste caso especifico para reformas. Lá neste site (também tem um blog - mesmo endereço acrescentando /blog no final) voce encontrará assessoria, pesquisas da area, itens como planejamento sustentavel da obra, conforto termo-acustico, uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigaveis, aproveitamento passivo dos recursos naturais indicação de videos e livros como o "Manual do arquiteto descalço" de Johan Van Lengen. Informa também sobre curso em Curitiba nos dias 27, 28 e 29/11 em parceria com a Ecostudio, que ja foi post por aqui. Acessem lá: