Opine sem medos ou negligencias

Espaço para suas ideias e pretensões

Manias blogueiras

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Teste para obras sustentaveis

Ja tinha visto umas duas ou tres vezes este teste e sempre achei bobagem, mas hoje pesquisando sobre fundações e algum material alternativo para encher os blocos da fundação, bati com o teste novamente. Minha pontuação deu 85, mas dei alguns chutes, pois minha obra esta bem no começo - mas valeu o tempo perdido, pois abriu um pouco mais a cabeça com relaçao à instalação eletrica e aproveitamento da agua da chuva e tratamento de esgotos.

http://casa.abril.com.br/arquitetura/livre/teste/sustentavel/

Fundações do Cimples Ócio e sustentabilidade

Estou iniciando a fundação da minha casa no espaçao Cimples Ócio aqui em Curitiba, no bairro Tingui. A ideia é fazer uma casa com 80% de material reaproveitavel - na verdade não sei como fazer esta conta ainda. No momento brigo para buscar alternativas, mas estou pesquisando - as duas pessoas responsaveis - Osmar e Marcio, são pela compra de material novo - da areia, pedra e cimento - não consegui escapar, mas o ferro comprei usado e diminui em torno de 60% do inicial pesquisado, leia-se ferro novo.
Mas o assunto desta postagem é a fundação e encontrei pouca coisa, mas acabei caindo neste texto, que vale a pena repetir nesta espaço:

A importância da sustentabilidade para a construção civil
Autoria: Samara Meneses Silva *
04 de fevereiro de 2009
Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas da construção civil buscam atender à demanda social por obras com menor impacto sobre o ambiente. O momento favorável da economia brasileira traz crescimento nos resultados das empresas e levanta discussões práticas com todos os envolvidos. O sucesso empresarial será revertido para sociedade, mas algumas dificuldades devem trazer preocupação aos projetistas, aos fabricantes de materiais e à mão-de-obra técnica e gerencial.
Em cidades com acelerada inserção de obras no meio urbano, o impacto negativo da construção pode ir além do custo do metro quadrado.
A construção civil é tão poluente como os carros e as indústrias, pois contribuem para o desmatamento das florestas, o aquecimento global, o uso irracional de água, o efeito estufa e os ruídos urbanos, entre outros fenômenos. No mundo, construção civil consome cerca de 25% da madeira de uso não combustível, 40% dos materiais e energias e 17% da água doce.
Para combater a imagem da construção como “acidente ecológico”, os princípios da construção sustentável seriam uma nova maneira de abordar a elaboração do programa da edificação, a concepção, a realização e a gestão dos prédios. Algumas medidas podem ser tomadas pelos arquitetos e projetistas para a elaboração de um edifício visando a redução do impacto sobre o meio ambiente: optar por implantações e orientações de prédios que respeitem as características do terreno e o clima; privilegiar tratamentos paisagísticos; escolher materiais adaptados ao entorno e provenientes de locais próximos; otimizar o sistema construtivo evitando super dimensionamentos; implantar sistemas de gestão de resíduos durante a obra e procedimentos limpos; favorecer o uso de luz natural; buscar o equilíbrio entre iluminação e sistemas de ventilação naturais e artificiais; prover o edifício de sistemas de geração de energia e consumo renovável; economizar água potável; reduzir as perdas no aproveitamento da água de chuva; escolher equipamentos sanitários eficientes; reduzir a área impermeável; otimizar o saneamento das águas residuais; garantir a gestão de águas pluviais no terreno; implantar de técnicas de depuração de esgotos antes de ir para rede pública; escolher materiais para tubulações hidráulicas que não contaminem a água; proteger a rede de distribuição coletiva de água; fazer um levantamento de usos dos futuros resíduos que serão produzidos pelo prédio; prever locais específicos para cada tipo de resíduo, a coleta e reaproveitamento; elaborar projetos de acordo como clima da região e o uso do edifício visando a redução do consumo energético por equipamentos de climatização; analisar o comportamento acústico na definição da volumetria do edifício; providenciar proteção acústica natural e artificial; usar elementos de proteção solar; prever meios de controle e regulação necessários à iluminação natural para evitar o superaquecimento; utilizar materiais e produtos menos contaminantes; escolher materiais normatizados; pressupor a ergonomia no projeto; incentivar o uso de transportes públicos e ciclovias; observar a legislação vigente de acessibilidade e promover a integração de usuários portadores de deficiências.
Existem inúmeras medidas para criar um projeto que provoque o menor impacto ambiental. Porém essas medidas devem ser analisadas e aplicadas em todas as fases do ciclo de vida do edifício desde a programação, concepção, execução, ocupação, manutenção, reabilitação e eventual demolição. Nas áreas do planejamento arquitetônico e urbanismo também devem ser tomadas algumas medidas para implantação de um programa de desenvolvimento sustentável, tais como: pesquisar o emprego de novos materiais na construção; reestruturar a distribuição de zonas residenciais e industriais; reciclar materiais reaproveitáveis e buscar fontes alternativas de energia.
A adoção da sustentabilidade pelas empresas do setor da construção servirá para que sejam atingidos alguns objetivos estratégicos mas, mais importante, para desenvolver a consciência das pessoas no ambiente de negócios.
* Gerente de Incorporação da Cosil Construções e Incorporações e pós-graduanda do CEAG da Fundação Getulio Vargas.