Opine sem medos ou negligencias

Espaço para suas ideias e pretensões

Manias blogueiras

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pés no barro!!

Estou querendo fazer um muro de taipa e achei este textos bem legais.
Clique:

ABCTerra - Associação Brasileira dos Construtores com Terra:

trecho para animar a leitura:
Obras desenvolvidas com a utilização de diversas técnicas de construção com terra crua.

Taipa de Pilão

É a técnica de construção com terra crua mais antiga. Jogamos a mistura de terra que é apiloada em camadas dentro de uma forma tipo sanduíche, tornando-se um bloco monolítico.
Esta técnica foi trazida pelos portugueses no período colonial, mas já vinha sendo utilizada em muitos outros países, como França, EUA, Marrocos, China e Japão. No Brasil, muitos casarões, mosteiros e igrejas estão de pé há mais de 250 anos.
Nos últimos 20 anos, a taipa de pilão tem ganhado novas versões com tecnologia atualizada, permitindo uma construção mais racional e limpa, reduzindo a mão-de-obra.

Matéria-prima: terra local, areia ou argila, estabilizante : cal, baba de cupim sintética, cimento ou outros (se necessário).

Mistura: A porcentagem ideal do solo é de 30% argila e 70% areia. A umidade adequada da mistura pode ser verificada ao apertar um punhado de terra e deixá-lo cair de 1m de altura, devendo partir-se em alguns pedaços. A terra deve ser peneirada e se necessário deve-se estabilizá-la para garantir a resistência da parede. A mistura deve ser perfeitamente homogênea.

Aplicação: a taipa de pilão é um bloco monolítico auto-portante que serve de sistema estrutural dentro de uma construção, por sua alta resistência à compressão. A forma onde será apiloada a terra deve ser bem estruturada de maneira a deixar a parede no prumo e não causar deformações. Também usada como fundações e muros.


Exemplos:

Casa - Campinas

Casa do Pomar - Itapecerica da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário